sábado, 26 de fevereiro de 2011

ORIENTAÇÃO PARA FINALIZAÇÃO DO PORTFÓLIO

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA

OFICINA: 011/2009
DATA: 19 de novembro de 2009
MINISTRANTES: Francineide Ferreira de Morais / Rosa Lúcia Vieira da Silva / Rosilda Maria Silva


ORIENTAÇÃO PARA FINALIZAÇÃO DO PORTFÓLIO


OBJETIVOS

*      Atender, individualmente, às cursistas, para organização textual do Portfólio.
. 

ROTEIRO

   

Ø  Sistematização das etapas:
-          Socialização pela cursista das etapas já elaboradas;
-          Exposição das dúvidas ainda existentes para o fechamento do texto;
-          Orientação para dirimir as dúvidas;
-          Edição final do Portfólio  .



PORTFÓLIO
1. DEFINIÇÃO
2. OBJETIVOS
3. ESTRUTURA
4. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1. DEFINIÇÃO:
Gênero que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelo aluno (professor(a) cursista) ao longo de uma determinada experiência de aprendizagem.
q   Instrumento de ensino-aprendizagem.
q   Gênero textual.
q   Instrumento de avaliação.
2. OBJETIVOS:
        Desenvolver habilidades auto-avaliativas;
        Registrar e refletir sobre a própria experiência;
        Organizar sistematicamente as ações desenvolvidas e reflexões contruídas. 
3. ESTRUTURA:
q   Capa - deve conter informações como instituição, título, nome completo do autor, local (cidade da instituição) e ano.
q   Folha de rosto - deve apresentar os elementos necessários à identificação do trabalho além do nome do autor, nome do professor orientador, título, finalidade do portfólio, local (cidade), data (mês e ano).


PORTFÓLIO
q   Introdução - O que é o trabalho, sua importância e a finalidade da elaboração deste documento.
q   Desenvolvimento - corpo do trabalho.
          O desenvolvimento das atividades.
          A experiência de aprendizagem.
          Considerações sobre a articulação entre a teoria e a prática.
          Reflexão sobre as atividades aplicadas- sugestões.
q   Considerações Finais
 Referências


4. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
q   Reserve documentos variados como: folders, fotos, atividades e comunicações, entre outros.
q   Elabore um diário de sua experiência, dúvidas, dificuldades, sucessos alcançados, auto-avaliações etc.
q   Escreva textos com sua opinião sobre o curso ou atividades.
q  Use sua criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário