PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA
OFICINA: 009/2009
DATA: 05 de novembro de 2009
MINISTRANTES: Francineide Ferreira de Morais / Rosa Lúcia Vieira Souza / Rosilda Maria Silva
TP 6 - LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II
OBJETIVOS
Refletir o processo de planejamento, produção, revisão e editoração textual
Estudar a argumentação textual: tipos de argumentos, marcas de argumentatividade na organização textual e qualidade argumentativa;
ROTEIRO
1ª ETAPA
· Leitura e reflexão a partir de um trecho do livro “Minhas férias, pula uma linha parágrafo”, de Christiane Gribel.
.
2ª ETAPA
· Leitura e reflexão a partir do texto “Argumentação”, adaptação do texto de PLATÃO Savioli e FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996. (TP6, p. 59 – 61).
3ª ETAPA
· Leitura e análise de recursos retóricos de argumentação.
4ª ETAPA
· Socialização das atividades aplicadas do TP5.
SUGESTÃO DE LEITURA:
· ROJO, Roxane. Letramento e diversidade textual. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire e MENDONÇA, Rosa Helena (Orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educaçã, 2006, p. 24 – 29.
· SOARES, Maria Elias. Papel do planejamento e do conhecimento sobre formas convencionais de texto nos modelos do processo de produção textual. Revista do GELNE, V. 2, nº 2, UFC, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário