PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA
OFICINA: 004/2009
TP 4 – PROCESSOS DE LEITURA E DE ESCRITA I
TP 4 – PROCESSOS DE LEITURA E DE ESCRITA I
DATA: 08 de outubro de 2009
MINISTRANTES: Francineide Ferreira de Morais / Rosa Lúcia Vieira Souza / Rosilda Maria Silva
OBJETIVOS
- Refletir sobre os usos e as funções da leitura e da escrita nas práticas cotidianas.
- Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
- Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.
ROTEIRO
1ª ETAPA
· Reflexão a partir de algumas concepções de texto.
2ª ETAPA
• Leitura e discussão do texto “De como se constitui a questão...”, de Maria de Lourdes Meirelles Matencio.
3ª ETAPA
• Leitura e análise do Avançando na Prática (p. 31/Un13; p.97-99/UN14; p.172-173/UN16).
4ª ETAPA
· SUGESTÃO PARA LEITURA:
- A casa da madrinha, de Lygia Bojunga Nunes;
- Composições infantis, de Millôr Fernandes;
- Comédia pra se ler na escola, de Luis Fernando Veríssimo;
- Admirável mundo louco, de Ruth Rocha;
- Estrelas tortas, de Valcir Carrasco;
- História meio ao contrário, de Ruth Rocha.
- Contos folclóricos de amor e aventura, de Ricardo Azevedo.
5ªETAPA
· Socialização do Avançando na Prática do TP 3.
ABORDAGEM TEÓRICA
O texto pode ser tido como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sócio e histórico. (MARCUSCHI, 2008, p. 72) |
“O texto é um sistema atualizado de escolhas extraído de sistemas virtuais entre os quais a língua é o sistema mais importante.” (BEAUGRANDE, 1997 apud MARCUSCHI, 2008, p. 79) |
“As pessoas usam e partilham a língua tão bem precisamente porque ela é um sistema em constante interação com seus conhecimentos partilhados sobre o seu mundo e sua sociedade.” (BEAUGRANDE, 1997, p. 11 apud MARCUSCHI, 2008, p. 72) |
Discurso Gênero Texto (objeto do dizer) (objeto da figura) TEXTO (objeto empírico) | - Gênero - são modelos correspondentes a formas scociais reconhecíveis nas situações de comunicação em que ocorrem. Sua estabilidade é relativa ao momento histórico e social em que surge e circula. · Gestão enunciativa (escolha dos planos de enunciação, modos discursivos e tipos textuais); · Composicionalidade (identificação de unidades ou subunidades textuais que dizem respeito à sequenciação e ao encadeamento e linearização textual). | ||||||||
- Discurso – “prática lingüística codificada, associada a uma prática social (sócio e institucional) historicamente situada” (COUTINHO, 2004, p. 32 apud MARCUSCHI, 2008, p. 84). - Texto – é observável, fenômeno lingüístico empírico. |
“Um texto não existe, como texto, a menos que alguém o processe com tal” (BEAUGRANDE, 1997, p. 13 apud MARCUSCHI, 2008, p. 89) |
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo. Campinas: Mercado de Letras, 1994, p. 15 – 23. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade). |
“O texto é um evento comunicativo em que convergem ações lingüísticas sociais e cognitivas.” (BEAUGRANDE, 1997, p. 10 apud MARCUSCHI, 2008, p. 72) |
Olá Rosilda!
ResponderExcluirEsse roteiro parece ser muito bom!
Uma boa oficina a todos os participantes!
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
Gostaria de lhe convidar para que comentasse a minha crônica “Dois copos com águas”. Ok?
Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com