quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

TP 4 – PROCESSOS DE LEITURA E DE ESCRITA I

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA

OFICINA: 004/2009
TP 4 – PROCESSOS DE LEITURA E DE ESCRITA I
DATA: 08 de outubro de 2009
MINISTRANTES: Francineide Ferreira de Morais / Rosa Lúcia Vieira Souza / Rosilda Maria Silva

 OBJETIVOS
  •  Refletir sobre os usos e as funções da leitura e da escrita nas práticas cotidianas.
  •  Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
  •  Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.
ROTEIRO

1ª ETAPA
·   Reflexão a partir de algumas concepções de texto.

2ª ETAPA
      •  Leitura e discussão do texto “De como se constitui a questão...”, de Maria de Lourdes Meirelles Matencio.

3ª ETAPA
     •   Leitura e análise do Avançando na Prática (p. 31/Un13; p.97-99/UN14; p.172-173/UN16).

4ª ETAPA
       ·   SUGESTÃO PARA LEITURA:

          - A casa da madrinha, de Lygia Bojunga Nunes;
          - Composições infantis, de Millôr Fernandes;
          - Comédia pra se ler na escola, de Luis Fernando Veríssimo;
          - Admirável mundo louco, de Ruth Rocha;
          - Estrelas tortas, de Valcir Carrasco;
          - História meio ao contrário, de Ruth Rocha.
          - Contos folclóricos de amor e aventura, de Ricardo Azevedo.
5ªETAPA
·  Socialização do Avançando na Prática do TP 3.

ABORDAGEM TEÓRICA


O texto pode ser tido como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sócio e histórico.

(MARCUSCHI, 2008, p. 72)




“O texto é um sistema atualizado de escolhas extraído de sistemas virtuais entre os quais a língua é o sistema mais importante.”

(BEAUGRANDE, 1997 apud MARCUSCHI, 2008, p. 79)




“As pessoas usam e partilham a língua tão bem precisamente porque ela é um sistema em constante interação com seus conhecimentos partilhados sobre o seu mundo e sua sociedade.”

(BEAUGRANDE, 1997, p. 11 apud MARCUSCHI, 2008, p. 72)



Discurso                   Gênero                     Texto




(objeto do dizer)                              (objeto da figura)
                                                                       
TEXTO (objeto empírico)

 - Gênero  - são modelos correspondentes a formas scociais reconhecíveis nas situações de comunicação em que ocorrem. Sua estabilidade é relativa ao momento histórico e social em que surge e circula.

·   Gestão enunciativa (escolha dos planos de enunciação, modos discursivos e tipos textuais);
·   Composicionalidade (identificação de unidades ou subunidades textuais que dizem respeito à sequenciação e ao encadeamento e linearização textual).


- Discurso – “prática lingüística codificada, associada a uma prática social (sócio e institucional) historicamente situada” (COUTINHO, 2004, p. 32 apud MARCUSCHI, 2008, p. 84).

- Texto – é observável, fenômeno  lingüístico empírico.



“Um texto não existe, como texto, a menos que alguém o processe com tal”

(BEAUGRANDE, 1997, p. 13 apud MARCUSCHI, 2008, p. 89)



MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo. Campinas: Mercado de Letras, 1994, p. 15 – 23. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade).






“O texto é um evento comunicativo em que convergem ações lingüísticas sociais e cognitivas.”

(BEAUGRANDE, 1997, p. 10 apud MARCUSCHI, 2008, p. 72)

Um comentário:

  1. Olá Rosilda!
    Esse roteiro parece ser muito bom!
    Uma boa oficina a todos os participantes!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
    Gostaria de lhe convidar para que comentasse a minha crônica “Dois copos com águas”. Ok?
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

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